(87 páginas , publicado dia 10 Setembro, 2015 pela Amazon)
De acordo com o professor de Yale Richard Foster , em 1920 a média de vida das 500 maiores empresas era de 67 anos, hoje apenas quinze anos !
Professor Foster ainda prevê que em 2020, mais de três quartos das 500 maiores empresas serão empresas que ainda não conhecemos
Conforme pesquisa realizada pela escola Babson de negócios , mais de 40% das maiores empresas atuais não estarão no mercado.
Através de dezenas de exemplos, Dagoberto conceitua e exemplifica o impacto do Darwinismo Digital no mundo dos negócios. Crowdsourcing, Crowdfunding, Sharing Economy, Business Transformation e Digital Transformation são explorados em diversos mercados diferentes.
Estamos na era da valorização da criatividade, grandes empresas estão sendo ameaçadas por modelos de negócios disruptivos, inovadores , que abalam as relações destas empresas com seus clientes. Mas como este fenômeno aconteceu ? o que permitiu o aparecimento de inúmeras empresas inovadoras ? qual será o impacto na economia ?
Como estas transformações digitais estão afetando o mercado financeiro ? o mercado das editoras ? o mercado publicitário ? qual é o impacto no comércio ? indústria ? administração publica ? caridade e doações ?
Explorando o Darwinismo Digital começa por exemplificar inúmeras empresas e mercados que foram duramente atingidos pela transformação, como na teoria de evolução, não é o mais inteligente e nem o mais forte que sobrevive, mas o mais adaptado.
O novos modelos de negócios como o Crowdsourcing, Crowdfunding e Sharing economy, são estudados e exemplificados.
O primeiro mercado examinado é o mercado financeiro, que foi duramente atingido e por soluções alternativas, como PayPal, Transferwise, etc.
Seguido pelo mercado de publicidade, varejo, arte, editoras, conteúdo, educação, moda, cosméticos, manufatura, entretenimento, delivery, turismo, recrutamento e seleção, etc.
Todos estes mercados são exemplificados, com cases e comentários sobre o impacto.